sexta-feira, 31 de julho de 2009


Olhar masculino para a moda feminina no inverno 2008

Em geral, a moda feminina para o inverno 2008 olhou um pouco para o universo masculino. Faz sentido, em um mundo onde moda é globalizada e a alfaiataria é a grade estrela da vez. As roupas femininas para este inverno mostram leves cortes masculinos.

A cópia e a produção em massa de tendências são cada dia mais acessíveis, o que propicia a valorização da “coisa feita a mão” e da excelência de bons acabamentos. Assim, o que vemos são cortes perfeitos e peças com estruturas novas e inusitadas: roupas de modelagem geométrica e a presença de origamis (como os da Dior, alta-costura e prêt-à-porter). Além disso, os balonês cedem lugar à tendência “oval”, já usada por Ghesquière no “vestido ovo”, há um ano atrás. O chamado “egg shape” surge em saias, vestidos e arredondados casacos.


Apesar de toda a influência de cortes masculinos, ainda assim a moda é super feminina, prática e ultra-usável. Algumas marcas optaram por volume nos ombros, isso vem aparecendo cada vez mais. A Balenciaga fez um belíssimo desfile, com looks verdadeiramente modernos e contemporâneos. As formas eram ajustadas tanto nos interessantes casacos quanto nas calças. E nos pés, apareceram coloridas sandálias (quase de brinquedo), usadas com meias para inovar de vez. O desfile estava bem colorido, com uma moda misturada, jovem e muito elegante.
(Click nas fotos para ampliá-las.) Elegi alguns desfiles que achei os mais belos dentre a semana de Paris. Destaque para Ann Demeulemeester, que apresentou uma cartela P & B, com referências a um passado não muito bem especificado e um certo ar fantasmagórico e contemporâneo.
O xadrez foi feito par o inverno! O desfile de Jean Paul Gaultier se esbaldou no xadrez escocês e nas gravatas, capas e casacos trespassados masculinos. Meias divertidas e chapéus emplumados. Chiquérrimo!!! Xadrezes maximalistas apareceram na coleção da “punkqueca” Viviene Westwood. Além disso, seus vestidos de festa e sua noiva vieram com volumes muito bem proporcionados pela escolha da nobre matéria prima. Mais do clássico xadrez, também apareceu no desfile da, não menos clássica e sempre linda, marca Chanel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário